A Melhor Adaptação de Anime

Detetive Pikachu, a melhor adaptação de game e anime de todos os tempos? – Crítica


Um começo para as adaptações de games e animes, Detetive Pikachu traz um ótimo filme para a proposta apresentada.


Houve um tempo, que adaptação de games e animes era quase um crime, fãs criticavam de um lado por terem “destruído” a obra que eles tanto amam, e do outro, a critica considerando verdadeiras piadas aquelas adaptações, opiniões que ambos os lados não estão errados.

Gostaria de vir a publico e dizer que estamos em uma nova era, que as adaptações estão ficando maravilhosas e tudo mais, entretanto, esta ainda não é a realidade. De maneira geral, temos uma média de péssimas adaptações, juntamente com algumas mais ou menos, e poucas se destacando, destaques vindos do mundo oriental, trazendo uma duvida, será que uma obra como animes só pode ser adaptada pelo seu próprio povo? Será que os filmes de games sempre serão projetos B dentro do cinema? A verdade é que qualquer resposta é valida, e não é porque uma adaptação foi bem, que será a salvação de todas as outras.

Tudo dentro da mídia é um movimento, podemos ver isso na música, no cinema, nas séries, no entretenimento como um todo, por exemplo, você não vê os maravilhosos filmes de super-heróis hoje porque um começou tudo isso, de fato um começou, porém, uma obra isolada não traz o sucesso de todo um gênero, enquanto um movimento sim. Hoje vemos a Marvel dominando os cinemas com grandes produções como Vingadores Ultimato, se regredirmos, entenderemos que um movimento foi criado para que as coisas serem como são, Superman dos anos 70/80, Batman dos anos 80/90, Homem-Aranha e X-Men no começo de 2000, Cavaleiro das Trevas começando em 2005, Homem de Ferro de 2008... Entende? Ocorreu um movimento por parte desse estilo para que o cinema de super-herói fosse o que é hoje. A mesma coisa deve-se acontecer com as adaptações de games e animes para termos boas obras, não é um caso isolado, é toda uma industria, são erros, acertos e tentativas, um movimento vindo de todas as partes. Creio que apesar de ainda não termos chegado lá, possuo uma visão otimista do assunto, esse movimento esta se iniciando, seja no cinema, TV ou Netflix, e penso que Detetive Pikachu é um reflexo disso, um acerto no movimento que está se formando.







Detetive Pikachu é a melhor adaptação de game e anime de todos os tempos até então por vários motivos. Através de um roteiro simples, ele entrega referencias nostálgicas aos fãs antigos dos jogos e do anime, entretanto, sabe se apresentar de uma maneira coesa e de fácil entendimento para o publico novo. O longa trabalha um clima aventuresco, trazendo aquele sentimento das obras originais, porém, fugindo do clichê de ser uma adaptação da Jornada para se tornar um Mestre Pokémon, o filme se propõe a trazer para as telonas um lado mais secundário da franquia, assim tento mais chance de acerto e liberdade, sem se prender ao que o fã acha que quer ver, mas mostrando o que de fato o fã quer ver. O roteiro consegue ser certeiro no ponto de nos fazer acreditar que os Pokémons realmente existem naquele mundo. Sua trama é simples, sem muita complexidade, e isso é algo muito positivo para o publico que ele se aponta, o infanto-juvenil, que apesar de esquentar o coração do fã velho, é a nova geração que ele se preocupa atingir como foco principal, e o resto, secundário. Isto causa sim um roteiro previsível e até frágil para o Nerd Old School com o seu balde de pipoca se retorcendo na cadeira, entretanto, para a juventude de 8 a 13 anos, que é com quem o filme tenta se preocupar, o roteiro funciona maravilhosamente bem! Se os mais velhos aceitarem e embarcarem na aventura, conseguiram se divertir muito, acredite, também há piadas para você.




O protagonismo não é das pessoas, mas dos Pokémons. Os humanos funcionam como um artifício de roteiro para conduzir a história, nada mais. E isto, é um ganho absurdo, pois é um filme sobre Pokémons, e essa é mais uma razão para Detetive Pikachu ser a melhor adaptação de game e anime de todos os tempos.



O CGI trabalha um realismo cartunesco, lembrando bastante os longas live action da Warner de uma forma positiva, isto impede aberrações em computação gráfica. Sim, o fundo verde se torna evidente em alguns momentos, mas só se torna um problema para os chatos que querem achar defeito em tudo, à proposta do filme não é ser realista, mas sim, fantasioso, e por isso, isto não se torna um defeito.




A fotografia é linda, um filtro que por vezes lembra um sonho, um mondo fantasioso, e de aventura, e Pokémon é isso. As atuações não são memoráveis, o roteiro não precisa e nem quer isso, o destaque são os Pokémons, nada mais.




Com toda a certeza, Detetive Pikachu, a melhor adaptação de game e anime de todos os tempos, nostálgico, porém atual, infantil, mas funcional, um trabalho que vale muito assistir, então se ainda não viu, se dê essa chance.


Você Gostou deste Post? Então nos siga no Facebook
Publicado Por: Luan Souza

About Portal Palas

0 comentários:

Postar um comentário