Criticas

The Society, teorias, futuro e muito mais | Crítica

The Society, teorias, futuro e muito mais | Crítica
The Society, teorias, futuro e muito mais | Crítica

The Society é uma série da Netflix lançada em 10 de maio de 2019. A produção se foca em um grupo de adolescentes que são misteriosamente levados para um universo semelhante ao deles.

Quando a série estreou, eu não quis assisti-la. Havia um hype dentro de um fandom que não reverberou ao ponto de chegar à minha bolha, e honestamente, me arrependo de não ter chegado.

Eu sei que já faz quase um ano desde a estreia da primeira temporada, e por isso, estou bem atrasado. Entretanto, essa crítica não é pensando em visualizações (mas você pode compartilhar com seus amigos, okay?), é eu estou querendo falar sobre algo que gostei, mesmo que seja sem hype. 

The Society, teorias, futuro e muito mais | Crítica
The Society, teorias, futuro e muito mais | Crítica

O que me fez assistir The Society foi a atriz Kathyn Newton, que conheci através de Supernatural aonde ela interpreta a Clare Novak na sua versão adolescente. Eu sei o quão improvável isso parece, mas a Clare é a minha personagem feminina favorita de Supernatural, embora só apareça bem para frente da série. Aqui, Katrhyn da vida a Allie Pressman, uma adolescente de 17 anos que se torna prefeita da cidade após sua irmã morrer na tentativa de colocar ordem no lugar.

Embora não tenha dito antes, vai ter spoilers da primeira temporada de The Society.

Mesmo sem muitos detalhes e com pistas duvidosas, The Society te coloca em um mistério tão interessante que faz com que você maratone a primeira temporada de uma maneira bem fácil, eu mesmo demorei apenas três dias para assistir tudo. É interessante o suspense de não saber e tentar entender onde eles estão e como foram parar ali.

A série tinha duas missões, a de te envolver naquele mistério e a de desenvolver o núcleo principal de personagem. Isso fica bem evidente ao longo dos episódios, dando um destaque ao suspense nos três primeiros capítulos, deixando isso em segundo plano no meio e retomando nos dois últimos episódios. Isso não é ruim, porque muitas das tramas envolvendo dramas adolescentes são muito boas, e acaba te prendendo. Mesmo em momentos mais mornos, a série da um jeito de te trazer para dentro da trama de uma forma bem orgânica.

As discursões politicas adentrando nos principais lados que a nossa sociedade encara e colocando o dedo na ferida fazendo quem assiste se questionar sobre ideais políticos, é simplesmente sensacional. The Society não quer que você defenda um ideal politico pautado no que eles dizem, eles te mostram os erros de todos os lados e deixam evidente o quanto a nossa sociedade é falha.

Outros pontos bem legais, mesmo que não sejam tão explorados é a sexualidade, gravidez na adolescência, uso de drogas e relacionamento abusivo, muito desses pontos são relevantes para a idade dos personagens e quem assiste e é linear a eles. Apesar de não se adentrar muito, assim como não entra tanto na linguagem de sinais, isso é bem interessante de se ver.

O elenco não é dos melhores, e muito dos personagens nem são tão interessantes de se ver. Porem o desenvolvimento da Allie é muito bem feito, da garota que viveu na sombra da irmã há 17 anos para uma líder inteligente, pulso firme e que pensa primeiro nos outros do que nela, e ainda assim, uma ser humana. Penso que é uma personagem muito difícil de fazer, pois um erro pode fazer com que o espectador não goste dela e acabe não conseguindo sustentar a série, mas a Kathryn Newton mandou muito bem e me surpreendeu.

Agora, vamos as teorias de The Society?

Existem algumas teorias sobre The Society, algumas eu acho legais, outras nem tanto. Se eles estão mortos? Eu acredito que não, há algum tempo atrás Lost pregou esse prego e quase todo o fandom não gostou, então não creio que a Netflix faria isso, e também não acho nada interessante.

O mais provável é que eles tenham mesmo ido para outro mundo. Eu sei que aquele final com o trecho de Peter Pan é bombástico, mas não remete realmente que eles estão mortos. Para mim, eles desapareceram e foi feito memoriais para eles, mas não há corpos.

Sobre o cachorro, eu acho um ponto chave, ele aparece em três momentos, e no final, no mundo real. Eu acredito que exista um portal que leve eles de um mundo para o outro e o cachorro achou o portal, assim como o motorista o usou.

Honestamente, eu espero que a segunda temporada de The Society chegue rápido. Deixe suas teorias nos comentários, talvez eu possa fazer um post falando o que acho delas. Obrigado por ler até aqui!

Por: Luan Souza

About Portal Palas